quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Como criar categorias no Blogger

Como Criar Categorias no Blogger

É muito simples criar categorias no Blogger (blogspot), também chamadas de marcadores ou tags. São dois passos básicos: criar uma ou mais categorias ao escrever um post, e ativar o Gadget (ou módulo) de marcadores na guia Layout.

1º passo: Criando as categorias

Na caixa onde escreve o texto dos posts, há na parte de baixo um campo que diz: "Marcadores para esta postagem", onde se podem escrever as categorias em que se queira inserir o post. Pode criar quantas categorias ou marcadores quiser.

Postagem Marcadores

Pode inserir cada post só em uma ou em várias, se quiser inserir nas categorias Imagens, e Videos, por exemplo, basta escrever as duas palavras separadas por uma virgula. Sempre que escrever um post que queira inserir numa categoria, é necessário escrever a categoria neste campo. Assim o post fica associado a ela tal como todos os outros posts da mesma categoria. Desta forma todos os posts ficam agrupados e podem depois ser acessados pelo link único dessa categoria.

Você também pode inserir ou modificar as categorias das suas postagens através da guia “Editar postagens”.

Editar Postagem Marcadores 

2º passo: ativar o Gadget (ou módulo) de marcadores na guia Layout (só precisa fazer isto uma vez).

Para que a lista de categorias apareça, é preciso ativar o Gadget (ou módulo) de marcadores na guia Layout da seguinte maneira:

  • Clique em "Layout"
  • Depois em "Elementos de pagina"
  • Depois "Adicionar um Gadget"
  • Na janela que aparece, procurar onde diz "Marcadores", e clicar em "Adicionar ao blog".
  • Na janela seguinte, pode dar-lhe um título, por exemplo "Categorias".
  • Depois clicar em "Salvar alterações".

Adicionar Gadget

Gadget MarcadoresAssim fica com um novo elemento com as categorias no modelo da página. Pode arrastá-lo para a posição onde quiser que ele fique na barra lateral. Para isto clique sobre ele com o mouse, arraste e solte onde quiser que fique. Também pode arrastar elementos da barra lateral para o topo ou fundo da área de posts, para o header ou para o footer, ou destas áreas para a barra lateral.

27 comentários:

  1. O melhor post q achei sobre como criar categorias! Meus Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Você não sabe a diferença entre categorias e tags?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. valeu cara, muito bom ..

    ResponderExcluir
  5. Era isso mesmo que eu precisava.
    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela postagem,me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  7. UAU D+ ESSE É O BLOG MAIS LEGAL DO MUNDO EU RECOMENDO!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada não haveria conseguido sem a tua ajuda!

    ResponderExcluir
  9. Cara vlw mesmo super util e simplificado ajudou pacas

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Adorei a postagem, muito útil.

    ResponderExcluir
  11. www.arrebentacao.blogspot.com
    Muito obrigada não achava uma explicação decente em lugar nenhum, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  12. Jonathan,
    Já organizei meus marcadores por ordem alfabétca, agora gostaria que dentro de cada marcador os arquivos também fossem organizados por essa ordem, mas eles ficam por ordem de postagem. Sei que dá para fazer mas não sei como! Dá para você me ajudar? Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado por mim ajudar, adorei o blog, e de ótimos conteúdos...Abraços

    ResponderExcluir
  14. o melhor post sobre categorias mesmo,em nenhum lugar explicava o que eu queria....muito obrigada,se quiser ver como meu blog ficou é: somentecaes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Valeu, to tentando organizar melhor meu blo e deu certo da maneira q vc explicou, obrigada

    ResponderExcluir
  16. Parabéns,está foi a melhor explicação,só agora conseguir criar a categoria no meu blog,vou até adicionar você em meus favoritos,obrigada

    ResponderExcluir
  17. Jonathan,gostaria de saber se você sabe como postar as fotos coladas uma na outra juntas sem nenhum espaço entende?quero saber também se tem jeito do leitor comentar deixando nome e email e como fazer?e como e onde respoder os comentarios.desde já agradeço pela atenção e aguardo respostas.bjos...

    ResponderExcluir
  18. ah,meu email e criskzaz@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. muito obrigado esse foi o melhor que eu achei muito bom mesmo :)

    ResponderExcluir
  21. Bacana o post..Tenho vários blogs no WordPress e lá é muito fácil
    Agora estou pesquisando a plataforma do Google e tenho muitas dificuldades graças às prática adquirida no WordPress. Mas o seu post ajudou bastante e depois que a gente sabe, tudo rola melhor. Obrigado

    ResponderExcluir

Comente aqui! Não precisa ser cadastrado.