terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Polícia Real Montada Canadense

Olá amigos,


Estou inaugurando o blog novo. Vou colocar aqui muitos assuntos diferentes, pensamentos, comentários e opiniões, além de dicas úteis e muitas coisas legais. Espero que gostem, estou fazendo esse novo trabalho como uma forma de diversão onde coloco grande dedicação e carinho a todos os amigos e leitores. Aproveitem!


Bem, só pra começar gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tive na minha última viagem. No dia 18 de dezembro de 2008 embarquei para o Canacom minha namorada para merecidas férias (nunca tirei férias antes na vida em 12 anos de trabalho). Tudo corria bem e a ansiedade era muita.
Além de muitas coisas boas que aconteceram e que terei a chance de contar futuramente, uma me chamou muito a atenção. Saimos do Rio de Janeiro com destino à Calgary, na província de Alberta, no oeste canadense. Viajem longa mas que vale muito a pena.



Chegando lá nossa primeira parada fui num departamento policial. Calma pessoal, não fomos barrados pela imigração, já tínhamos passado por isso em Toronto e tudo estava nos conformes. A razão da visita à polícia é que minha amiga que vive lá, e é canadense, estava indo para um novo emprego e precisava de uma declaração de bons antecedentes.


O que me impressionou: Entramos no departamento, eu, minha namorada e a minha amiga. Um homem uniformizado nos recebe com um cumprimento educado e um sorriso. Muito solícito, ajuda minha amiga a preencher o formulário para pegar a declaração de antecedentes solicitada. Minha amiga diz: "-Esses são meus amigos, acabaram de chegar do Brasil." O policial agradavelmente surpreso praticamente nos oferece seu país como se fosse sua própria casa dizendo que podemos ficar o quanto quisermos e nos dá calorosas boas vindas.



Mas isso não é tudo. O homem pediu licensa e se retirou voltando em poucos segundos. O que ele foi fazer? Tente advinhar. Ele fez o que menos esperávamos de um policial (pelo menos no Brasil). Trouxe presentes de boas vindas para mim e minha namorada. Ele deu a cada um de nós três broches da Polícia Real Montada Canadense e um pingente. Confesso que fiquei sem palavras. Aí ao lado a foto de um dos broches que ganhamos.


A sensação de segurança e de que somos bem vindos é sentida lá como em nenhum lugar que eu já estive antes no Brasil. Sem querer depreciar nossa polícia, mas bem que a nossa segurança pública poderia aprender alguma coisa dessas pessoas tão agradáveis e tão educadas como todos os canadenses, não apenas os policiais. Pois é amigos, não se iludam, ainda estamos muito longe de darmos exemplo do que é bem tratar os cidadãos e amigos que vêm de fora nos visitar.

Bem, é isso. Em breve tem mais.

Um abraço do amigo de sempre,

Jonathan Marins

8 comentários:

  1. Olá!!
    Parabéns pela iniciativa!! Ficou bem legal seu blog, espero que faça muito sucesso, pois você é um ótimo escritor, tenho certeza de que muitos vão adorar! Já sou sua fã!
    A propósito, você tem toda razão em dizer que estamos muito longe de darmos exemplo do que é tratar bem um cidadão, o povo brasileiro precisa de umas aulinhas com o povo canadense!! Como o Canadá faz falta!!!!
    Super beijo e até o próximo post!!
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio, espero que continue visitando o Blog e postando comentários. Vou continuar escrevendo com muito carinho e dedicação.

    ResponderExcluir
  3. Fala filhote! Legal o blog, vc já teve um antes?

    Sobre a segurança, não precisamos chegar ao Brasil (país dito de "terceiro mundo")para comparar com o Canadá. Veja a Espanha ultimamente nos noticiários com o tratamento policial dispendido aos brasileiros no aeroporto. É questão de cultura mesmo, muito difícil de mudar, mas não impossível. É de berço.
    Até breve!

    ResponderExcluir
  4. Fala Jonathan! Muito boa a postagem... A imrpessão que temos dos países de primeiro mundo é que seremos destratados ou discriminados como acontece no vizinho ao sul. Muito bom saber que o povo canadense é tão hospitaleiro. Abraços, Luciano.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostaram amigos, continuem comentando. Em breve vou colocar mais notícias e dicas interessantes.
    Abraços, Jonathan

    ResponderExcluir
  6. É, meu querido, somos um povo caloroso mas ainda deixamos a desejar.
    Espero que esteja curtindo bastante as férias.
    Parabéns pelo blog.
    Beijo grande, Mariana Rocha.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Mariana, ainda bem que no Brasil existem pessoa legais que dão um bom exemplo para outros.
    Obrigado pelo comentário.
    Beijos, Jonathan

    ResponderExcluir
  8. jonathan, extraordinario a colocaçao o nosso povo e fantastico,mas em algumas areas, ainda deixa a desejar,valeu o exemplo, estou indo fazer uma viagem p/ Am. do Sul, estou levando algumas lembranças da minha cidade po.is uma delas a bandeira brasileira .luiz rogerio

    ResponderExcluir

Comente aqui! Não precisa ser cadastrado.